Blog

A empresa educadora

Somos seres eternamente inacabados, pois sempre teremos algo para aprender e evoluir.

Na infância, recebemos a chamada educação formal através das escolas, que vai até à conclusão do Ensino Médio. Depois disso, muitos seguem para faculdade, universidades e outras instituições em busca de Graduação, Pós-Graduação ou Cursos Técnicos. Com muito esforço (ou sorte, em alguns casos), é possível seguir em busca de um MBA, Mestrado, Doutorado, etc.

Porém, quando chegamos ao mercado de trabalho, são as empresas que exercem o papel de “escolas” da vida adulta, dando continuidade ao aprendizado diário e contínuo.

É por isso que a educação corporativa tem um papel fundamental na sociedade, pois permite que os indivíduos acompanhem as mudanças no mundo profissional. É responsabilidade das empresas garantirem que seus funcionários se desenvolvam durante sua permanência na empresa e retornem ao mercado de trabalho em condições de competir por uma vaga diante de tantas transformações sociais e tecnológicas.

 

O plano de educação corporativa e suas nuances

O desenvolvimento de equipes é um trabalho diário, que ocorre desde a contratação dos profissionais e que se mantém viva na cultura da empresa, através do exemplo de seus líderes, do acompanhamento individual a cada situação ou interação entre funcionários e clientes e, lógico, de um programa de desenvolvimento profissional claro e alinhado às metas da empresa.

Os treinamentos presenciais são importantes ferramentas quando se trata de capacitar e desenvolver pessoas. Eles ajudam a acelerar os planos de desenvolvimento existentes e reforçar conceitos vividos e trabalhados no dia a dia. Também há o fato de que um instrutor externo contribui com a visão “de fora” do negócio, imparcial e sem conflitos de interesse. Por isso, é importante considerar o investimento em treinamentos presenciais, pesquisando instrutores e opções que caibam no seu bolso.

E há inúmeras outras formas de desenvolver funcionários através de pequenas ações inseridas na rotina da empresa, que vão desde a participação em webinars – uma ferramenta bastante utilizada hoje em dia para disseminar informações rapidamente – até um bate-papo rápido para falar sobre algum tema específico, como notícias relacionadas ao setor de atuação do seu negócio ou situações vividas com clientes.

 

>> Como desenvolver a equipe sem gastar muito

 

Precisa de ajuda para estruturar um programa de educação corporativa na sua empresa ou realizar treinamentos presenciais? Clique aqui para entrar em contato com Ana Hengist e solicitar uma proposta para a sua empresa.